DICAS DE COMO LIDAR COM CRIANÇAS HIPERATIVAS

DICAS DE COMO LIDAR COM CRIANÇAS HIPERATIVAS

PERGUNTE À CRIANÇA O QUE PODE AJUDAR. Estas crianças são sempre muito intuitivas. Elas sabem dizer a forma mais fácil de aprender, se você perguntar. Elas ficam normalmente temerosas em oferecer informação voluntariamente porque isto pode ser algo muito ousado ou extravagante. Mas tente o sentar sozinho com a criança e perguntar a ela como ela pode aprender melhor. O melhor especialista para dizer como a criança aprende é a própria criança. É assustadora a freqüência com que suas opiniões são ignoradas ou não são solicitadas. Além do mais, especialmente com crianças mais velhas, tenha certeza de que ela entende o que é HIPERATIVIDADE. Isto vai ajudar muito a vocês dois.

Elas necessitam de algo para fazê-las lembrar das coisas. Eles necessitam de previsões.
Eles necessitam de repetições.
Elas necessitam de diretrizes.
Elas precisam de limites.
Elas precisam de organização.


Repita as diretrizes.
Escreva as diretrizes.
Fale das diretrizes.
Repita as diretrizes.
Pessoas com HIPERATIVIDADE necessitam ouvir as coisas mais de uma vez.


– Olhe sempre nos olhos. Você pode “trazer de volta” uma criança HIPERATIVA através dos olhos nos olhos. Faça isto sempre. Um olhar pode tirar uma criança do seu devaneio ou dar-lhe liberdade para fazer uma pergunta ou apenas dar-lhe segurança silenciosamente.

Coloque a criança sentada próxima de onde você fica a maior parte do tempo. Isto ajuda a evitar a distração que prejudica tanto estas crianças.

Estabeleça limites, fronteiras. Isto deve ser devagar e com calma, não de modo punitivo. Faça isto consistentemente, previamente, imediatamente e honestamente. Não seja complicado, falando sem parar. Estas discussões longas são apenas diversão. Seja firme.

Estas crianças convivem com o fracasso, e precisam de tudo de positivo que você puder oferecer.

Estas crianças precisam e se beneficiam com os elogios. Elas adoram o encorajamento. Elas absorvem e crescem com isto. E sem isto elas retrocedem e murcham. Freqüentemente o mais devastador aspecto da HIPERATIVIDADE não é HIPERATIVIDADE propriamente dita e sim o prejuízo à auto-estima. Então, alimente estas crianças com encorajamento e elogios.

Avise sobre o que vai falar antes de falar. Fale. Então fale sobre o que já falou.

Simplifique as instruções. 
Simplifique as opções.
Simplifique a programação.
O palavreado mais simples será mais facilmente compreendido. E use uma linguagem colorida.
Assim como as cores, a linguagem colorida prende atenção.

Faça a criança se sentir envolvida nas coisas. Isto vai motivá-la e a motivação ajuda o HIPERATIVIDADE.

Fique atento à integração. Estas crianças precisam se sentir enturmadas, integradas. Tão logo se sintam enturmadas, se sentirão motivadas e ficarão mais sintonizadas.

Elogios, firmeza, aprovação, encorajamento e suprimento de sentimentos positivos.

Exercícios físicos. Um dos melhores tratamentos para HIPERATIVIDADE, adultos ou crianças, é o exercício físico. Exercícios pesados, de preferência. Ginástica ajuda a liberar o excesso de energia, ajuda a concentrar a atenção, estimula certos hormônios e neurônios que são benéficos. E ainda é divertido. Assegure-se de que o exercício seja realmente divertido, porque deste modo a criança continuará fazendo para o resto da vida.

Estas crianças são muitos mais talentosas e artísticas do que parecem. Elas são cheias de criatividade, alegria, espontaneidade e bom humor. Elas tendem a ser resistentes, sempre agarradas ao passado. Elas tendem a ser generosas de espírito, felizes de poder ajudar alguém. Elas normalmente têm algo especial que engrandece qualquer coisa em que estão envolvidas. Lembre-se de que no meio do barulho existe uma sinfonia, uma sinfonia que precisa ser escrita.


Lutas marciais: é uma ótima escolha para crianças mais hiperativas, existem várias lutas e a maioria possui aulas especiais para crianças, capoeira, karatê, judô, entre muitas outras, as lutas além de trabalhar todo o corpo, o raciocínio lógico e rápido, trabalha o reflexo, a flexibilidade e a disciplina.

Fonte:  http://www.rota83.com/50-dicas-para-lidar-com-a-hiperatividade-na-sala-de-aula.html

0 comentários:

Postar um comentário