A ALIMENTAÇÃO ANTES DA COMPETIÇÃO


A ALIMENTAÇÃO ANTES DA COMPETIÇÃO

Uma alimentação adequada em termos de quantidade e qualidade é fundamental para um bom desempenho. Importante prestar atenção no que se come no dia da competição, porém, acima disso, é fundamental seguir uma dieta nutricionalmente ideal ao longo de toda a temporada.
Os alimentos fornecem os macros nutrientes que fornecem energia para o nosso organismo (carboidrato – pães, massas, arroz, batata, etc.; proteína – carnes e leite e derivados e gordura) e também os micronutrientes que fornecem apenas as vitaminas e minerais, que são essenciais para uma série de funções tais como visão (vitamina A), formação de colágeno e combate aos radicais livres (vitamina C), formação da massa óssea (cálcio) e assim por diante.

O QUE COMER ANTES DOS JOGOS?
A refeição pré-competição tem um papel muito importante entre eles:
1.   Evitar a fome antes e durante o exercício;
2.   Manter uma hidratação adequada;
3.   Conter baixas quantidades de fibras e gorduras para evitar qualquer tipo de desconforto gastrointestinal, já que esses nutrientes retardam o tempo de esvaziamento dos alimentos do estômago causando uma sensação de  “peso no estômago”;
4.   Deve ser constituída de alimentos que sejam familiares a rotina alimentar do atleta;
5.   Deve fornecer quantidade adequada de carboidrato já que esse nutriente é responsável por fornecer energia para o trabalho muscular durante o exercício.
Geralmente, é aconselhável que o atleta nunca inicie uma competição e/ou treinamento em jejum e que a refeição antes do evento seja realizada 2 a 3 horas antes do início do exercício para permitir um adequado esvaziamento gástrico. Se algum alimento permanece no estômago ao se iniciar o exercício, o atleta pode se sentir nauseado e com um certo desconforto já que o fluxo sangüíneo vai ser desviado do trato gastrointestinal para os músculos que estão se exercitando.
É ideal que nessas refeições se consuma alimentos ricos em carboidrato com baixo índice glicêmico, porque esse tipo de carboidrato será liberado aos poucos na corrente sanguínea.
Lembre-se que você nunca pode treinar ou jogar em jejum – você precisa de energia para ter um bom desempenho em quadra e, para isso nada melhor do que uma boa refeição antes do jogo!
Aí vão algumas sugestões de combinações de alguns alimentos antes da competição quando essa for pela manhã:
Salada de fruta + granola
Iogurte de frutas
Pão de forma com requeijão e blanquet de peru
 
Suco de laranja
01 pão francês com queijo minas
01 xícara de café com leite
Cookie de aveia


Leite batido com maçã e aveia
Torradas com cream-cheese
01 fatia de bolo simples sem recheio e cobertura


Leite com cereal matinal e banana
Pão integral com queijo prato
Bolacha de aveia e mel


Nutrição: A Alimentação antes da competição
Autora: Profa. Dra Isabela Guerra – Nutricionista



0 comentários:

Postar um comentário