OS IDOSOS E A PRÁTICA DO KARATE

OS IDOSOS E A PRÁTICA DO KARATE

Para muitos a Terceira Idade representa uma queda nos afazeres profissionais e particulares da vida, sem falar do processo natural do envelhecimento, que desenvolve um sentimento de inutilidade e uma falta de interesse pelas atividades do cotidiano. ZAGO (2000), afirma que Envelhecer está intimamente ligado a algumas implicações funcionais que podem gerar ao idoso perda de autonomia e uma conseqüente dependência de parente ou amigos.
Muitas vezes quando se fala em envelhecer inicialmente se tem uma visão global e superficial da palavra velhice, pois, na maioria das vezes só vemos a aparência das pessoas subjugando suas verdadeiras capacidades. Por isso, os profissionais de educação física têm que montar estratégias para estimular estas capacidades, onde elas venham à tona fazendo com que a pessoa se identifique e interaja com o meio.
Seguindo esse pensamento, SANTARÉM (1997, p. 08) relata que o:
"envelhecimento faz parte de um processo que tem início na concepção e é influenciado tanto pelo estilo de vida quanto pelos fatores genéticos".
FILHO (1997, p. 32), diz que: Com o envelhecimento ocorrem alterações fisiológicas, tais como: diminuição da força muscular; diminuição da massa óssea e muscular, maior índice de fadiga; menor tempo, diminuição do fluxo sangüíneo cerebral; diminuição da flexibilidade e agilidade; diminuição da mobilidade articular e do equilíbrio e da coordenação motora. Com todas essas alterações as pessoas idosas acabam por se afastarem da sociedade por receio e preconceito.
Diante de todas essas mudanças que ocorrem no organismo de uma pessoa de terceira idade,
a prática regular de qualquer atividade física é o que realmente vai amenizar ou retardar estas degenerações.
Com isso, os benefícios com a prática do Karatê são muitos, principalmente para a Melhor Idade, onde o equilíbrio e a flexibilidade representam qualidade de vida e mais segurança diminuindo a possibilidade de quedas e fraturas.
Nakayama (1979) colabora dizendo que:
um karateka através das práticas domina todos os movimentos do corpo, como flexões, saltos, aprendendo a movimentar os membros e o corpo para frente e para trás, para cima e para baixo, de um modo livre e uniforme.
Desta forma o Karatê trabalha variadas valências físicas que os idosos necessitam para sua vida diária desenvolvendo os seguintes aspectos: concentração, rapidez de raciocínio, elasticidade, coordenação motora e fortalecimento muscular, tornando os idosos mais ativos, perspicazes, fortes e resistentes nas atividades cotidianas.
Isso sem falar nos ganhos no que diz respeito matéria de orientação espacial: o corpo do praticante responde com maior precisão e velocidade a estímulos. A mente também é muito trabalhada. Sua prática aumenta o senso de responsabilidade, o espírito de disciplina, além de valorizar a busca contínua do aprimoramento do caráter. Esse esporte na vida do idoso é de suma importância, pois é através dele que o individuo vai encontrar incentivo pra estar vencendo seus próprios limites em sua vida diária.
Sendo assim, a prática do Karatê tem sido um componente fundamental no auxilio, na modificação do estilo de vida e na adoção de uma vida mais ativa e saudável, combatendo os diversos males da vida contemporânea.

CONCLUSÃO

Com esse estudo, podemos concluir que com o declínio gradual das aptidões físicas, o impacto do envelhecimento e das doenças, o idoso tende a ir alterando seus hábitos de vida e rotinas diárias por atividades e formas de ocupação pouco ativas, podendo gerar uma redução no desempenho, na habilidade motora, na capacidade de concentração, de reação e de coordenação, gerando processos de auto-desvalorização, apatia, insegurança, perda da motivação, isolamento social e a solidão.
Então,
a participação do idoso na prática do Karatê poderá ajudar no processo de envelhecimento, melhorando a qualidade e expectativa de vida, melhorando as funções orgânicas, garantindo maior independência pessoal e um efeito benéfico no controle, tratamento e prevenção de doenças.
Sendo assim, o exercício adequado pode adiar ou menos retardar as alterações associadas à idade nos sistemas músculo-esquelético, respiratório, cardiovascular e nervoso central, por conta disso é necessário que o idoso encontre a atividade que ele se identifique, tornando-se assim um indivíduo ativo e saudável.



REFERÊNCIAS

1. Carvalho, J.G.R. Sobre trauma e eventos cardíacos na prática de Karatê: da realidade à prevenção. Revista Med. Paraná. 62(2): 41-47, jul-dez 2004.

2. FIlho, Jacob,. W. Artigo da Internet. www.maturidade.com.br/saude/ativ-fisica.htm/10/12/2010.

3. Funakoshi, Gichin. Karate-do nyumon: Texto introdutório do mestre. São Paulo: Cultrix, 1988.

4. Nakayama, M. O melhor do karatê: Heian e Tekki. São Paulo: Cultrix, 1979.

5. Santarem, J. M. Promoção da Saúde no Idoso. 1997. Disponível em: www.saudetotal.com.br. Acesso em 10/12/2010.

0 comentários:

Postar um comentário