KARATE NA EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO DAS CRIANÇAS E ADOLESCENTES

Karate na educação e formação das crianças e adolescentes

 No mundo globalizado que vivemos hoje, a maioria das crianças e adolescentes esquecem ou não se interessam em realizar atividades coletivas (de contato físico), e acabam se isolando na frente de seus computadores ou jogos eletrônicos, esquecendo os valores sociais conquistados nas relações com os outros que nos cercam e que são de suma importância para todo ser humano.
O que se observa na sociedade, é que grande parte das crianças e adolescentes em idade escolar, se encontram desestimulados para estudar, com falta de concentração e até mesmo dificuldade no campo psicomotor e o lado afetivo bastante descontrolado.
Levar à criança e o adolescente a treinar karate é muito mais do que oferecer uma aula administrada no intuito de promover a prática de um esporte. Consiste em proporcionar um maior aprendizado por parte dos alunos, formando cidadãos mais preparados para o mercado de trabalho e para vida.
O objetivo da prática do Karate é desenvolver nos alunos a sua capacidade nos planos psicomotor, afetivo e cognitivo, oferecendo aos seus praticantes, em especial os que se encontram em fase escolar, uma assimilação maior das disciplinas ministradas no colégio, resultando em um melhor rendimento escolar.
O karate exige de seus praticantes muita disciplina, dessa forma, indicada para pessoas que possuem uma conduta mal educada. Também indicada para pessoas tímidas, devido ao seu poder de integração, para aquelas com falta de concentração, devido a sua necessidade de agilidade, para as agressivas, devido a sua canalização de energia física e mental, enfim, a prática do karate é indicada para qualquer tipo de pessoa, gênero ou idade, contribuindo positivamente não somente para o físico, mas também para a mente e o espírito.
Paulo Cesar Spigolon
Professor Faixa-preta 4º Dan

0 comentários:

Postar um comentário