O que é Karate?
Karate é uma palavra japonesa que significa "mãos vazias". Isto porque um Karateka (praticante de Karate) utiliza durante sua prática suas armas naturais, como: visão, mãos, braços, corpo, pés, e cérebro.
É uma arte altamente científica, que faz o mais eficaz uso de todas as partes do corpo com finalidades defensivas. O objetivo maior do Karate é o aperfeiçoamento do caráter de seus praticantes, disciplinando o corpo e a mente através de treinos árduos.
Além de ser um excelente meio de defesa pessoal, o Karate constitui uma forma ideal de exercício. Desenvolve a força, a velocidade, a coordenação e o reflexo, e é indicado para efeitos de valor terapêutico
As origens do Karate
O combate desarmado nasceu desde muito antes do que a própria história que se tenha conhecimento, por isso as origens mais antigas da arte são pouco definidas, escondidas freqüentemente no folclore de uma variedade de culturas de todo o mundo. Várias formas de combate desarmado foram praticadas na Índia, na China, Formosa e Okinawa, ao sul do Japão. Em Okinawa, a luta de "mãos vazias", em certo momento, era praticada em segredo por causa da influência dos senhores feudais japoneses que tinham conquistado a ilha, e por isso, proibiam que seus subordinados utilizassem armas. Este ato de proibição das armas fez com que muitos dos povos começassem a praticar formas de combate desarmado em segredo. A partir daí, nascia à arte marcial Karate.
O Karate como desporto
O Karate praticado nas competições desportivas constitui num jogo de reflexos que exige sincronismo, velocidade, técnica, estratégia, espírito desportivo e um controle admirável. Durante a competição, tudo se funde e embora demonstre golpes fortemente desferidos, estes devem ser, segundo as regras, justos e principalmente controlados.
Sendo muito emocionantes e para prestar-se atenção, as competições de Karate são consideradas pela maioria dos mestres como uma "obra a ser lapidada e não um objetivo final no desenvolvimento do Karateka".
O Karate espalhou-se por todo o mundo rapidamente, não somente entre a geração mais nova, constatado um crescente interesse das crianças, como um desporto, mas tornou-se também um meio popular de exercício para que homens e mulheres de meia-idade mantenham a forma e a saúde física e mental.
Benefícios da prática correta do Karate

As competições
As competições de Karate dividem-se em duas modalidades: Kumite e Kata. Estes são como dois lados de uma moeda.
Kata é uma série sistematicamente organizada de técnicas ofensivas e defensivas, executadas em uma seqüência. Nesta forma de competição, o oponente existe somente na visualização mental do concorrente.
No Kumite, dois oponentes enfrentam-se em uma luta. Cada um deve atacar e defender, tentando marcar pontos por meio de golpes apropriadamente colocados, num princípio onde se golpeia e retrocede. Desta forma, o Kumite pode ser considerado como uma aplicação dos fundamentos do Kata. Ambas as modalidades podem ser competidas individualmente e em equipe.
Os KATAS constituem as técnicas fundamentais do Karate - defesas, golpes e esquivas são combinadas de uma maneira lógica no Kata.
A competição de Kata pode ser por equipe e/ou individual. Os campeonatos por equipes consistem em competições entre equipes com 03 pessoas. Cada equipe é exclusivamente formada por atletas masculinos, ou exclusivamente femininos.
O KUMITE não constitui nenhuma pré-combinação de técnicas e são permitidos aos competidores fazer livremente uso de suas potências mentais, emocionais, físicas e técnicas.
Entretanto, os oponentes devem controlar estritamente seus golpes, golpeando e retrocedendo. A luta começa quando o árbitro central dá o sinal de início e para cada vez que o mesmo diga "YAME".
http://dineifaversani.blogspot.com/2010/08/beneficios-da-pratica-correta-do-karate.html
0 comentários:
Postar um comentário