A MELHOR DIETA PARA QUEM TREINA CEDO,TARDE OU NOITE
A MELHOR DIETA PARA QUEM TREINA CEDO,TARDE OU NOITE

Praticar exercícios físicos em jejum faz mal à saúde?                                           
Não, mas é importante levar em conta o período do dia, segundo o médico Alexandre Merheb, mestre em nutrologia pela UFRJ. Ele ensina que existem alimentos mais adequados para as pessoas que malham de manhã, à tarde ou à noite.
Segundo Merheb, quem se exercita de manhã cedo pode até praticar o treinamento em jejum. Mas assim que terminar a atividade precisa reabastecer seu organismo.
— Neste caso, recomendo comer proteínas magras (ovos, queijo e presunto magro), iogurte natural desnatado (evite o consumo do leite in natura), carboidratos de absorção lenta, como os cereais integrais (uma boa fonte é o quinua) e frutas frescas em pedaços. É melhor evitar o consumo de sucos concentrados, devido ao seu alto índice glicêmico. O café é excelente opção de bebida quente na parte da manhã — ensina.
Essas pessoas que madrugam na academia não precisam mudar a rotina na hora do almoço e do jantar:
— As refeições são normais, apenas com o reforço de carboidratos, como arroz, batata, aipim, milho e farofa no almoço; não no jantar.
Há quem prefira malhar à tarde e Merheb explica que, neste caso, o almoço deve ser leve, à base de carnes magras (peixe ou frango grelhados), verduras e legumes variados e frutas de sobremesa. Já o lanche da tarde deve vir logo depois da atividade física.
— Um bom lanche para os malhadores vespertinos são cereais, iogurtes e frutas. Na hora do jantar, a dieta deve ser reforçada com amidos de milho, farofa, aipim, entre outros — diz o diretor do Espaço Merheb de Emagrecimento e Qualidade de Vida.
E se o único horário livre para se exercitar for à noite, o ideal é fazer almoço leve, com carnes magras e saladas, além de frutas. O lanche pode ter barras de cereais, frutas e queijos brancos.
— É importante jantar logo que terminar o exercício, de preferência, comer carboidratos de reabastecimento muscular, como batata, massas, entre outros, além de carnes magras, verduras, legumes e frutas. Para evitar reações entre os hormônios insulina, liberada pelo alimento, e do crescimento, ou GH, produzido durante o sono, é melhor esperar de duas a três horas antes de ir para a cama — ensina Merheb.
E ele tem outras dicas na hora de escolher o alimento antes ou depois de se exercitar.
— Se a pessoa gosta de comer alguma coisa antes da atividade física, para não se sentir enfraquecida, deve preferir refeição leve com produtos de digestão e absorção fácil, como frutas frescas, iogurte desnatado e gelatinas. Esses alimentos proporcionam sensação de saciedade sem sobrecarregar o sistema digestivo. E não se esqueça de fazer boa hidratação antes, durante e depois do treinamento _ alerta.

http://www.treinototal.com.br/revista/2009/02/17/a-melhor-dieta-para-quem-treina-cedo-tarde-ou-noite/

0 comentários:

Postar um comentário