BENEFÍCIOS DA VITAMINA C PARA A SAÚDE

BENEFÍCIOS DA VITAMINA C PARA A SAÚDE

 

A vitamina C não é uma aliada apenas no combate a gripe. Inserir alimentos que sejam ricos em vitamina C, na sua dieta, ajuda a combater uma série de problemas no seu organismo.
A falta da vitamina C pode causar uma doença muito grave e mortal, o escorbuto, que tem como sintomas inchaço, dores nas articulações, hemorragia nas gengivas e feridas que não cicatrizam.
Além de ser extremamente importante para o funcionamento do organismo, a vitamina C protege contra a baixa imunidade, doenças cardiovasculares, doenças dos olhos e envelhecimento da pele. Ela também ajuda no fortalecimento dos vasos sanguíneos e regula o colesterol.
A principal fonte de vitamina C são as frutas cítricas, como a laranja, limão e o abacaxi.
Maracujá, frutas silvestres, morango, tomate e verduras como salsa também contém a vitamina.
Veja algumas dicas, motivos e cuidados que devemos ter no dia a dia para aproveitar melhor a vitamina C:
- A vitamina C não cura o resfriado, mas ameniza os sintomas dessa enfermidades. Estudos comprovam que ela ajuda a reduzir o risco de pneumonia e infecções pulmonares.
- Existem pesquisas que mostram a eficácia da vitamina C no sistema dos indivíduos com o sistema imunológico abatido devido ao estresse. Ela ajuda a melhorar o humor, devido ao fato dela estimular a produção de triptofano, precursor da serotonina, hormônio responsável pelo bem-estar e pela disposição.
- A ingestão da vitamina C combate os radicais livres e o envelhecimento das células, pois é um excelente antioxidante, além de clarear a pele. Pode ser utilizada na forma de hidratante, que ajudam a prevenir manchar na pele, além de poderem ser ingeridas em cápsula, gelatinas ou shakes.
- A ingestão da vitamina C ajuda o organismo absorver melhor o ferro ingerido por meio dos alimentos de origem vegetal, como as verduras e o feijão, o que previne a anemia. A dose diária recomendada é de 90 mg para os homens e 75 mg para as mulheres.
- Existem estudos que indicam que a vitamina C, utilizada em tumores cancerosos desempenhou um papel importante na redução do crescimento. A pesquisa mostra que a ingestão de altas doses de vitamina C causam um efeito de pró-oxidação, que pode gerar radical livre e peróxido de hidrogênio, que provoca a eliminação das células do tumor.
- Estudos dizem que o consumo diário da vitamina C ajuda a evitar a perda da visão relacionada à idade.
- Pessoas que apresentam maior concentração de vitamina C no sangue apresentam risco menor de AVC. Pessoas que apresentam grandes quantidades desse nutriente, no sangue, apresentaram um risco de 42% menor do que aqueles que têm menor concentração.


 

0 comentários:

Postar um comentário