ESPORTE BEM DOSADO É MEDICINA PREVENTIVA
ESPORTE BEM DOSADO É MEDICINA PREVENTIVA
A Medicina Preventiva reconhece a atividade física espontânea, e os esportes bem direcionados com prescrição individualizada, como fundamentais para retardar o processo de envelhecimento, e o aparecimento de doenças degenerativas, e como auxiliar na manutenção da saúde.
A vida sedentária representa uma ameaça para a saúde; quando associada a outros hábitos inadequados e estilo de vida extremamente competitivo, aumenta ainda mais os riscos de aparecimento de doenças coronárias e de episódios agudos de problemas circulatórios.
Resultados de pesquisas longitudinais comprovam que a atividade física moderada e regular interfere na ação deletéria dos principais fatores de risco e diminui a possibilidade de aparecimento precoce das doenças do aparelho cardiorrespiratório.
A prática de atividades físicas depende da consciência, bom senso e amor à vida.
O condicionamento físico é uma forma racional de organização de procedimentos visando ao aprimoramento das funções biológicas básicas, baseado em avaliação diagnostica prévia, devendo ser desenvolvido de forma individualizada, visando os objetivos relacionados com a saúde física, mental, emocional e espiritual.
O condicionamento físico individualizado é, junto com a orientação nutricional, e a prática de hábitos higiênicos corretos e mudanças saudáveis no estilo de vida, um dos principais parceiros da medicina preventiva.
A individuação dos procedimentos, desde a escolha espontânea dos exercícios, até a dosagem das intensidades, permite incluir o condicionamento físico como indispensável coadjuvante na reabilitação cardíaca, no tratamento da ansiedade, da depressão e da grande maioria das doenças degenerativas associadas à vida sedentária e ao envelhecimento, e não somente vantagens estéticas ou vitórias em competições.

Vida é movimento, e a prática do esporte é o aperfeiçoamento dos movimentos em busca de um objetivo; esta procura não proporciona apenas o aperfeiçoamento fisiológico motor, atingindo todos os aspectos necessários para o desenvolvimento humano, estimulando a cognição, ampliando os horizontes de bem estar social e proporcionando experiências para se atingir o equilíbrio emocional frente às adversidades e dificuldades cotidianas, em direção a exemplar qualidade de vida.
Viver o esporte não significa apenas praticas, conviver com ele e estar atento ao seu entorno, significa aproveitar as lições de vida que ele proporciona.
O esporte é estudado por especialistas de todas as áreas do conhecimento comprovando sua relevância na formação e desenvolvimento integral do ser humano.

0 comentários:

Postar um comentário