A PRÁTICA DO KARATÊ PARA PESSOAS EM CADEIRA DE RODAS
Publicado em: 24 de Maio de 2011

A PRÁTICA DO KARATÊ PARA PESSOAS EM CADEIRA DE RODAS
 
Pesquisa feita na Faculdade de Educação Física (FAEFI) da Universidade Federal de Uberlândia (UFU

                                                                                                                  
Resumo
 
          Introdução: Dentro dos esportes adaptados já praticados pelas pessoas com deficiência, nota-se que há pouco espaço para as artes marciais, tornando-se necessário desenvolver ou adaptá-las para esta população. Nesse sentido o ensino teórico-prático do Karatê para os usuários de cadeira de rodas, justifica-se por possibilitar ao deficiente mais uma atividade física a ser praticada, melhorando e proporcionando uma qualidade de vida as pessoas com deficiência através do Karatê. Objetivo: proceder uma análise das alterações fisiológicas agudas com a prática do Karatê, bem como a possibilidade das pessoas com deficiência, usuários de cadeira de rodas usufruírem da prática do Karatê adaptado melhorando sua qualidade de vida. Metodologia: As aulas de Karatê adaptado foram ministradas durante 9 meses, 2 vezes por semana, sendo realizados 3 testes com intervalo de 3 meses a cada teste. Como instrumento de coleta de dados, foi utilizado o questionário “escala para medida de satisfação com a vida (NERI, 1998). Realizou-se também avaliações para determinar a agilidade dos indivíduos em cadeira de rodas, sendo adotado o teste ziguezague de agilidade (Texas Fitness Test, adaptado por Belasco Júnior & Silva, 1998). Resultados: Os voluntários obtiveram uma queda de 9,59% no tempo e de 14,28% na freqüência cardíaca do primeiro para o terceiro teste ziguezague de agilidade. Além disso, ao verificar a satisfação com a vida atual comparada com a do início das aulas de Karatê, observou-se que os sujeito passaram de "mais ou menos" satisfeito para "muito satisfeito" nos aspectos saúde mental, saúde física e capacidade física.



O objetivo desta pesquisa foi:

Oferecer e avaliar os benefícios físicos e psicossociais para os usuários de cadeira de rodas a partir da prática do Karatê adaptado,

Proporcionar aos cadeirantes uma nova modalidade esportiva, no qual irão aprender técnicas de defesa pessoal que possam ser usadas para melhora na sua qualidade de vida.

Propiciar subsídios teóricos e práticos dessa arte marcial para os professores da área para a expansão da modalidade de esporte adaptado,

Possibilitar processos metodológicos do ensino teórico – prático do Karatê para cadeirantes

Verificar os benefícios da prática de exercícios físicos na melhora da qualidade de vida de pessoas que utilizam cadeiras de rodas.

Os resultados desta pesquisa demonstram que todos os cadeirantes submetidos ao treinamento regular de Karatê obtiveram resultados significativos em todas as variáveis analisadas. No Teste ziguezague de agilidade adaptado (Texas Fitness Test), houve um aumento na eficiência cardíaca dos alunos, permitindo reduzir a freqüência cardíaca em repouso e durante a atividade física. Na avaliação de qualidade de vida (WHOQOL), a satisfação com a vida atual ao final da pesquisa comparada com a do início das aulas de Karatê, observou-se que na média os sujeitos passaram de "mais ou menos" satisfeito para "muito satisfeito". A pesquisa também proporcionou aos usuários de cadeira de rodas a aprendizagem de técnicas de defesa pessoal para serem utilizadas de maneira funcional nas AVDs, em busca de uma melhor qualidade de vida.
    Durante o projeto de pesquisa, a constante adaptação nos processos metodológicos do ensino teórico – prático do Karatê para cadeirantes se tornou necessário devido aos diferentes tipos de lesão e limitações encontradas nos alunos usuários de cadeira de rodas.
   
 È importante observar que o Karatê para cadeirantes possui um caráter terapêutico, que poderá auxiliar no processo de reabilitação pessoas usuárias de cadeira de rodas.   Assim, a escolha do ensino teórico-prático do Karatê para os usuários de cadeira de rodas, justificou-se por vários aspectos sendo o mais importante deles o conhecimento científico a ser adquirido acerca do assunto.
    Nesse sentido, o Karatê em Cadeira de Rodas pode ser disponibilizado para pessoas com deficiência física, como iniciação à atividade física.


0 comentários:

Postar um comentário