Mulheres no Karate
Publicado em: 19 de Maio de 2011
Mulheres no Karate

Benefícios para as mulheres:

Nas últimas décadas houve um aumento significativo na incidência de Doença Arterial Coronariana (DAC) em mulheres, porém, para elas, a faixa etária de aumento da DAC, em média, é dez anos mais tarde que para os homens. Isto deve-se, principalmente ao papel do estrogênio, hormônio que se mantém presente até a época da menopausa e previne a aterosclerose. Como se sabe, a prática de exercício físico estimula a liberação deste hormônio, prevenindo a DAC. 
O exercício físico regular, realizado de maneira correta e associado a uma ingestão alimentar adequada, é o principal instrumento para ganho de massa óssea, prevenindo desde a adolescência a osteoporose pós-menopausica, e, além disso, aliviando alguns sintomas pré-menstruais, a hipertensão arterial, a cardiopatia isquêmica, o diabetes e a depressão psíquica.

As gestantes também podem, e devem, se valer dos benefícios do exercício físico, desde que a gestação não apresente qualquer anormalidade e tenha o acompanhamento de um médico especializado.
 Os objetivos da prática de atividade física durante a gestação são a manutenção da aptidão física e da saúde, a diminuição dos sintomas gravídicos, o melhor controle do peso corporal, a diminuição da tensão no parto, uma recuperação pós-parto mais rápida, além da prevenção do aparecimento de varizes nos membros inferiores e melhora nas condições de irrigação da placenta.

Assim sendo, para se conseguir todos estes benefícios oferecidos pela atividade física, é importante fazer com que o hábito de se exercitar se transforme em algo tão natural como, por exemplo, cuidar da própria higiene, uma vez que esta prática regular, sistemática e bem orientada é o mais importante fator para a promoção e manutenção da saúde da mulher em todas as idades e situações, inclusive na gestação e na fase pós-parto.


Fonte: http://www.karateca.com.br/mulheres.html

0 comentários:

Postar um comentário