ÁGUA E ATIVIDADE FÍSICA
Publicado em: 25 de Maio de 2011
ÁGUA E ATIVIDADE FÍSICA

A realização de exercício físico aumenta a produção de calor, de modo que o organismo precisa acionar mecanismos para eliminá-lo. O acúmulo de calor durante o exercício pode elevar a temperatura corporal á índices incompatíveis com a vida.
A sudorese implica perda de calor por meio da eliminação de água e eletrólitos. Neste contexto, produzimos o suor, que é lançado na pele e, em seguida, evaporado. Por isso, ambientes quentes e úmidos são particularmente estressantes quanto á manutenção da temperatura. Assim, em ambientes quentes e com umidade elevada, a desidratação e a elevação da temperatura que acompanha (hipertermia) são as causa mais importantes da fadiga durante o exercício. Dessa forma, a sudorese é positiva uma vez que permite ao organismo manter sua temperatura durante a realização da atividade física.
Uma questão muito importante e presente em relação a bebidas esportivas é saber se elas são mais consumidas que a água pura. Em atividades com duração superior a 30 minutos, as bebidas são mais eficazes do que a água, pois:
  • até a concentração de 8%, as bebidas são absorvidas tão rapidamente quanto a água pura;
  • a ingestão de bebidas esportivas contendo carboidratos (CHO) eletrólitos estimula significativamente bem mais a absorção intestinal de fluidos, reduzindo a diurese, em comparação com a água;
  • a presença de CHO e de eletrólitos nas bebidas proporciona certos efeitos adicionais que favorecem a manutenção da performance;
  • as bebidas fornecem carboidratos, melhorando o desempenho em atividades prolongadas e intensas;
  • quando os indivíduos consomem bebidas esportivas, a percepção subjetiva do esforço é menor;
  • o sódio aumenta o paladar e a absorção de água no intestino;
  • as bebidas esportivas apresentam paladar superior em relação a água, o que encoraja a maior ingestão;
  • as bebidas promovem a reposição de água e de eletrólitos de modo mais eficiente após o exercício;
É também recomendado a ingestão de líquido (400 a 600 ml) 5 a 10 minutos antes do início do treinamento físico. O uso de bebidas gaseificadas (refrigerantes) podem causar mal-estar gastrointestinal (cãimbras abdominais, náusea e diarréia) e, por possuir CHO a 10%-12%, reduzem o esvaziamento gástrico. O ideal é bebida sem gás, evitando também as que contenham cafeína, substância que eleva a diurese.
Newton Nunes.
http://www.luzimarteixeira.com.br/2009/07/agua-e-atividade-fisica/

0 comentários:

Postar um comentário